Geração de sucesso da Espanha

Muito do sucesso recente da seleção da Espanha deve-se a ótima geração formada, que começou a se destacar ao ganhar o campeonato mundial sub-19 em 1999, quando passaram a se chamar los junior de oro, dentre esses jogadores que foram campeões estão nomes como Pau Gasol, Juan Carlos Navarro, Felipe Reyes, Raul Lopez, Berni Rodríguez e Carlos Cabezas. Eles formaram a base que disputou o mundial de 2006 no Japão.

A seleção espanhola nunca tinha vencido um título mundial, e no de 2006 em particular contava com 3 adversários fortíssimos, a seleção americana, que estava em uma fase de reconstrução para retomar a hegemonia mundial no esporte. A seleção da Argentina que era a atual campeã olímpica e a seleção da Grécia que era a atual campeã europeia.

Com um pouco de sorte e muita competência, eles não precisaram enfrentar o time americano, porém pegaram os argentinos na semifinal. E isso não foi tarefa fácil, ganharam por 1 ponto com o time argentino perdendo a chance de ganhar em um arremesso errado de Andrés Nocioni.

Na final, a primeira da história da Espanha em mundiais, eles enfrentaram a equipe da Grécia que era atual campeã europeia e havia derrotado o time americano na semifinal.  O time espanhol estava desfalcado de um de seus principais jogadores, Pau Gasol, porém mesmo assim acabou ganhando fácil (atropelando!) da Grécia por 70 a 47 e tornando-se campeão. Esse foi o pontapé inicial dessa geração no cenário mundial.

 

gasol MVP e1501853192559 - Geração de sucesso da Espanha
Gasol recebendo o prêmio de MVP no Eurobasket 2015

 

Depois do mundial a equipe espanhola colecionou sucessos, como duas prata olímpicas em 2008 e 2012, com ambas as finais sendo perdidas para equipe americana. Foram vice campeões da Eurobasket em 2007 e campeões em 2009, 2011 e 2015, além de um terceiro lugar em 2013.  Nesse campeonato europeu ainda teve o destaque de um jogo fantástico do Pau Gasol contra a forte equipe da França, no qual terminou com 40 pontos,11 rebotes e 3 tocos, levando o prêmio de MVP da competição e adicionando mais um título da Eurobasket para sua coleção.

Após vencer o campeonato europeu em 2015 a equipe chegou badalada para mais uma olimpíada, a de 2016 no Rio, porém dessa vez eles enfrentaram a seleção americana antes da final, mesmo fazendo um jogo duro contra os americanos acabaram perdendo na semifinal e tiveram que jogar a decisão do terceiro lugar com a seleção da Austrália. Na decisão do terceiro lugar a Espanha levou a melhor por 1 ponto e bateu a equipe do possante armador Matthew Dellavedova, levando assim sua terceira medalha seguida em olimpíadas, mas dessa vez de bronze.

Essa sem dúvida é uma das grandes gerações do basquete, e provavelmente a principal da Espanha dado o amplo domínio em competições europeias. Aliado a todo esse sucesso existe também a renovação na seleção, nomes importantes como Pau Gasol e Juan Carlos Navarro já estão na fase final de suas carreiras e cabe a jogadores como Sérgio Llull (29), Ricky Rubio (26 ) e Serge Ibaka (25) darem continuidade ao legado espanhol.

 

conquistas 1 - Geração de sucesso da Espanha
Conquistas da Espanha desde 2006

 

Jogadores em destaque

Pau Gasol

Um dos principais nomes dessa geração, é o maior pontuador da seleção espanhola, e esteve em todos as conquistas nesse período. Na NBA é muito identificado com o torcedor do Lakers por causa dos 2 títulos conquistados e a parceria feita com Kobe. Gasol é um jogador versátil, consegue jogar dentro do garrafão e em meia quadra, as vezes é criticado por causa de sua defesa.

Juan Carlos Navarro

Apelidado de “La Bomba Navarro”, foi outro nome de peso dessa seleção, muito conhecido por jogar na equipe do Barcelona, também esteve em todos essas conquistas e acabou ganhando o prêmio de MVP da Eurobasket de 2011.

Jorge Garbajosa

Foi um jogador muito importante na conquista do mundial de 2006, com a ausência do Pau Gasol na final por ter sofrido uma lesão,  acabou sendo o cestinha daquela final e entrou para o quinteto ideal do campeonato. Fez parte também da prata de 2008 na olimpíada e do título europeu de 2009.

Rudy Fernández

Rodolfo Fernández, conhecido popularmente apenas como Rudy Fernández, foi mais um destaque espanhol que está na equipe desde 2004, atualmente joga no Real Madrid e continua a servir a seleção da Espanha, é um pouco mais jovem que alguns de seus companheiros de 2004 ( 32 anos), portanto ainda tem mais alguns anos defendendo a Espanha em campeonatos internacionais.

Sergio Llull

Armador habilidoso e um dos principais destaques da equipe do Real Madrid, vem tendo cada vez mais seu papel aumentado na seleção, visto que é um jogador com rara habilidade para armar o jogo e pontuar.

Ricky Rúbio

Ricky Rúbio foi uma grata surpresa durante as olimpíadas de 2008, quando o garoto de apenas 17 anos fez os fãs de basquete imaginarem nele uma grande estrela, visto a forma com a qual jogava e desenvolvia o jogo para um jogador tão jovem em uma competição como a olimpíada.

 

Outros nomes de destaque: José Calderón, Marc Gasol, Sergio Rodríguez, Felipe Reyes, Raul Lopez, Berni Rodríguez, Carlos Cabezas.

13 Shares
Share13
Tweet