Josh Jackson, o melhor JJ do draft

Shares 0
jj_penteado
e aí JJ, quem tem o melhor penteado do draft de 2017?

Joshua O’Neal Jackson, ou apenas Josh Jackson, esse é o nome de um dos melhores prospectos inscritos para o draft de 2017. Josh é natural de San Diego na Califórnia, e jogou os dois primeiros anos de high school pelo time Consortium College Prep School de Detroit, antes de se mudar para Napa na Califórnia e jogar pelo Prolific Prep Academy. No McDonald’s All-American fez 19 pontos, 4 rebotes, 3 assistências e 1 bloqueio em 17 minutos e conquistou o prêmio de MVP do torneio.

No college, apesar de ter propostas de Arizona e Michigan State, acabou assinando com Kansas Jayhawks. Kansas, que já era um time muito forte, se tornou mais forte ainda com a ajuda de Jackson, tornando-a uma das melhores equipes do país e uma das principais favoritas ao título do torneio da NCAA. Apesar disso, Kansas caiu na fase Elite 8 para o time de Oregon. Mesmo tendo sido campeão, Josh Jackson fez uma ótima temporada e terminou com 16.3 pontos, 7.4 rebotes, 3 assistências, 1.1 tocos e 1.7 roubos. Além de demonstrar uma boa evolução ofensiva durante a temporada.

Josh Jackson é muito atlético, explosivo, e consegue atuar bem dos dois lados da quadra, porém é na defesa que vem seu maior destaque. Ele é considerado um dos melhores defensores, combinando sua agilidade e atleticismo, consegue marcar diversos tipos de jogadores, tanto no perímetro quanto dentro do garrafão, e é muito bom pegando rebotes, tem uma média de 5.1 rebotes defensivos.

Abaixo temos uma tabela com a comparação dos jogadores que saíram no top 10 do draft nos últimos 5 anos. Em percentual de steal ele se assemelha ao Stanley Johnson ou Otto Porter, porém em percentual de blocks ele está bem à frente dos outros, essa combinação pode ser animadora para times que necessitam de um ótimo defensor.

top10
Tabela feita pelo Ringer’s Jonathan Tjarks e encontrada no site The SportsQuotient

Aqui temos dois exemplos de jogadas defensivas do Josh Jackson, no primeiro é dentro do garrafão, o adversário vem tentando a infiltração e é parado com um block pelo Josh Jackson. No segundo, mostra uma ótima leitura de jogada feita pelo Jackson, o que gerou a antecipação e o roubo da bola, terminando em pontos para o time de Kansas.

mw5abe

r01j7b

No ataque, apesar de não ser sua especialidade, ele é muito versátil. Ele consegue gerar várias segundas chances, pois é muito bom no rebote ofensivo com 2.3 rebotes de média. Também é um ótimo passador, e tem um alto QI de basquete, o que ajuda e muito o desenvolvimento ofensivo do time. Trabalha bem sem a bola, encontrando espaços para receber e finalizar a jogada. Não tem um dos melhores jump shots, porém com o decorrer da temporada ele foi melhorando, tanto o arremesso de média quanto o de longa distância, o qual terminou com 37.5% de aproveitamento.

Abaixo vemos dois exemplos, no primeiro uma jogada na qual ele abre espaço sem a bola, recebe atrás da defesa e finaliza com uma enterrada. No outro exemplo ele vem com a bola em contra-ataque e da um ótimo passe para um jogador que está entrando pelo meio finalizar a jogada.

jzbjxk

z41395

Jackson é um jogador bem completo, mas como todo jogador ele também tem vários pontos a melhorar, tanto dentro quanto fora das quadras. O primeiro ponto que irei abordar é seu arremesso de 3 pontos, ficou claro que ele evoluiu durante a temporada, porém a linha de 3 pontos da NBA é mais distante do que a linha de 3 pontos do college, e para o Josh Jackson atingir um outro nível no seu jogo, ele terá que trabalhar bastante seu arremesso. O segundo ponto é melhorar seus lances livres, teve apenas 56.6% de aproveitamento, e para um jogador com seu estilo de jogo, que frequentemente gera vários lances livres, ele tem muto o que melhorar nesse fundamento.

O último ponto é comportamental, por vezes nessa temporada ele tomou faltas técnicas por ficar irritado com alguma marcação dos árbitros, seria bom ele ser mais frio durante os jogos para evitar esse tipo de falta. Também teve alguns problemas fora de quadra, um até o levou a ser suspenso de um jogo, justamente o jogo de abertura do torneio da Big 12, Kansas perdeu esse jogo e acabou eliminado do torneio.

Josh Jackson é cotado para o top 3 do draft, sendo considerado um dos melhores prospectos da classe. Uma coisa que pode intrigar as franquias é qual a posição ele irá jogar na NBA, ele é SF mas durante a temporada do college ele jogou de PF, mas para jogar de PF na NBA ele teria que ser mais “parrudo”, ou seja, mais forte fisicamente, estilo o Draymond Green que é até mais baixo que ele, porém é muito forte. Também pode jogar de SG, pois tem um bom entendimento do jogo, é muito atlético e pode marcar jogadores dessa posição.

Curiosidades:

  • Além do basquete ele curte saxofone, jogar video games e xadrez.
  • Seu time favorito é o Los Angeles Clippers, tendo o jogador Jamal Crawford como um dos seus favoritos.
  • Utiliza a camisa 11 por causa do John Wall, que era seu jogador favorito no high school.
  • Sua especialidade na cozinha é cereal.

 


Links Interessantes:

Josh Jackson – Kansas Highlights 2017
Prospect Profiles: Josh Jackson (matéria original da tabela de defensores)
Matéria com o top 5 defensores de perímetro: link

 

0 Shares
Share
Tweet