De’Aaron Fox, a raposa ligeirinha

Shares 0

De’Aaron Fox, o menino raposa, nasceu em Louisiana e jogou pelo time texano Cypress Lakes no high school. Nesse time conseguiu boas marcas, como por exemplo no seu ano de senior que fez vários jogos com mais de 30 pontos. Terminou essa temporada com a marca de 31.3 pontos, 7.2 rebotes, 3.9 assistências e 2.8 roubos. Fox foi cotado como prospecto 5 estrelas para o recrutamento do college, teve propostas de Arizona, Louisville, Kansas e LSU, mas acabou assinando com o time de Kentucky e formando uma ótima dupla com o talentoso Malik Monk.

HSBB-Cy Ranch vs Cy Lakes
Fox atuando pelo time do Lakers Lakes

Em Kentucky a comparação com o ex-wildcat John Wall foi inevitável. Com estilo de jogo parecido que utiliza a velocidade como principal característica, e com várias infiltrações, enterradas, e um arremesso pouco efetivo do perímetro, a semelhança ficou mais evidente.

Ajudou a levar Kentucky ao título do torneio de divisão e acabou também faturando o prêmio MVP (SEC Tournament MVP). No March Madness, durante a fase Sweet 16 fez um ótimo jogo contra UCLA, mostrando toda sua evolução durante a temporada e terminando com 39 pontos, 3 rebotes e 4 assistências. Porém o time de Kentucky caiu na fase seguinte, Elite Eight, para North Carolina, que viria a ser campeã do torneio futuramente.

Durante a temporada foi possível ver que o ponto forte do Fox é sua velocidade e agilidade, com essa combinação além de puxar ótimos contra-ataques ele consegue pressionar o adversário na marcação, levando-o ao erro e as vezes ao roubo de bola. Tem uma grande velocidade lateral o que ajuda a transformá-lo em um bom defensor, sendo apontado como um dos melhores defensores de perímetro por analistas americanos (matéria com o top 5 defensores de perímetro: link).

Abaixo vemos dois exemplos, um dele antecipando o jogador, roubando a bola e finalizando com uma enterrada, e outro de uma defesa de PnR que termina com ele se recuperando e bloqueando o jogador adversário.

Fox_StealDunk

Fox_PnRDBlock

Ofensivamente ele vai muito bem também, por ser um jogador explosivo e com bom controle de bola, consegue criar jogadas em isolation ou PnR bastante efetivas. Durante a temporada em Kentucky utilizou bastante o PnR, tanto para pontuar quanto para dar assistências para seus companheiros. Também é capaz de pontuar utilizando arremessos de média distância e floaters, tem em média 10.5 tentativas por jogo com 52.1% de aproveitamento, o que é uma boa marca para um armador. Devido ao estilo de jogo agressivo, conseguiu uma média de 5.9 lances livres por partida com 73.6 % de aproveitamento.

Mesmo dividindo a produção ofensiva com Malik Monk e Isaiah Briscoe em Kentucky, Fox teve bons números, 16.7 pontos, 4.6 assistências, 4.0 rebotes e 1.5 roubos, durante a temporada regular.

Abaixo temos mais dois exemplos, um de uma jogada de PnR, com ele utilizando explosão e habilidade para se livrar do adversário e dar assistência para um companheiro, e no outro, um exemplo de como ele é agressivo infiltrando, terminando com a cesta e sofrendo a falta.

Fox_HumilhaLonzo

Fox_Iso

Apesar de muitas qualidades, Fox também tem várias fraquezas, como por exemplo seu arremesso de perímetro. Essa é uma das suas principais fraquezas, tem um aproveitamento extremamente baixo, 24.6% da linha de 3 pontos. Apesar de demonstrar uma certa evolução no final da temporada, esse é um ponto que ele tem que melhorar e muito para evoluir seu jogo, entretanto ele demonstra uma boa mecânica, falta treinar e deixar o arremesso consistente.

Outra questão é seu físico, tipo chassi de grilo, Fox tem 1.93m de altura e apenas 78kg. No jogo físico e forte da NBA ele pode sofrer um pouco no início devido a isso, um exemplo pode ser o Brandon Ingram do Los Angeles Lakers, que é muito magro e tem dificuldades com adversários mais fortes e pesados que ele. Mas isso ele consegue melhorar com o tempo e muito treino (ajuda ele Bambam).

Fox é cotado para o top 5 desse draft, e rumores recentes dizem que pode ser até a segunda escolha, visto que tem o interesse do Lakers. Há também quem diga que o New York Knicks pode subir no draft para selecionar ele, porém isso é um pouco mais complicado. O certo é que Fox é mais um talento dessa boa classe de draft, quem o escolher poderá ter um ótimo jogador por vários anos e que tem um bom teto para evolução.

Curiosidades

  • Fox utiliza o número zero porque segundo ele, ele não teme ninguém.
  • Curte muito jogar vídeo game, principalmente 2k e Call of Duty.
  • Seu jogador favorito é o Russell Westbrook, super herói favorito é o Flash e o desenho favorito é Dragon Ball Z.
  • Segundo seu treinador do high school, Fox começava a treinar às 6h da manhã, ele repetiu isso durante todos os dias.

Links interessantes:
De’Aaron Fox – Kentucky Highlights 2017
John Wall vs De’Aaron Fox

 

 

0 Shares
Share
Tweet