Lonzo Ball, a trivela mais famosa do draft

Shares 0
lonzo-ball
Ball  pedindo silêncio aos torcedores que criticaram suas espinhas

Lonzo Ball, esse é o nome da estrela de UCLA que está cotada para o top 3 do draft, mais precisamente cotado para o Los Angeles Lakers. Lonzo é o irmão mais velho da família, além dele tem o LiAngelo Ball (o irmão que nunca é lembrado) e o LaMelo Ball (o garoto que fez 91 pontos em um jogo de high school). LiAngelo vai para UCLA na próxima temporada, mas sem tanto alarde quanto o irmão mais velho. LaMelo ainda joga no high school, no time Chino Hills, o qual também fez parte Lonzo e LiAngelo, mas também já está compromissado para ir para UCLA quando terminar o high school.

Lonzo nasceu em Anaheim, que é uma região metropolitana de Los Angeles. Jogou por Chino Hills durante os anos de high school, e no seu ano de senior conseguiu levar a equipe ao recorde de 35-0, tornando-a a melhor equipe do país. Nesse ano ele teve média de triple double, 23.9 pontos, 11.3 rebotes e 11.7 assistências. Conquistou alguns prêmios, como Naismith Prep Player of the Year,  USA Today Player of the Year e Mr. Basketball USA.

Quando chegou em UCLA o time vinha de uma temporada ruim, com um total de 15 vitórias e 17 derrotas. O impacto no time foi imediato, com um forte jogo de transição e uma visão de quadra privilegiada, Ball conseguiu elevar o patamar do time de UCLA e eles terminaram a temporada regular com 28 vitórias e 3 derrotas, chegando ao March Madness com muita força, porém pararam na poderosa equipe de Kentucky liderada pelo armador De’Aaron Fox.

Durante a temporada foi possível ver um jogador com um estilo de jogo totalmente diferenciado dos demais, começando pela velocidade de contra-ataque que ele impunha, tanto levando a bola quanto passando rapidamente para algum jogador melhor colocado, armando o jogo mostrou ter uma ótima visão de quadra. Lonzo conseguia fazer o time todo jogar melhor, dessa maneira UCLA conseguiu, diferente do ano anterior, ter uma ótima temporada.

Como eu disse anteriormente, o forte do Lonzo é jogar em transição, passes precisos e arremessos de longa distância. Logo abaixo vemos alguns exemplos desses arremessos, ele tem 41.2% de aproveitamento com uma média de 5.4 tentativas por jogo, em bolas de 2 pontos ele tem um aproveitamento de 73.2%, porém a maioria são infiltrações e finalizações perto a cesta, ele não tentou muito de média distância.

Lonzo_jump1

Lonzo_jump2

Logo abaixo vemos um exemplo de uma jogada em transição que ele faz, vindo com a bola e passando para um jogador melhor colocado, e outro mostrando a ótima visão de quadra que ele tem, enganando os marcadores fingindo que ia arremessar e passando para outro jogador finalizar a jogada no garrafão.

Lonzo_transicao2

Lonzo_pass

Defensivamente ele pode não ser o melhor do mundo, porém tem algumas características que podem fazer dele um defensor interessante. Por exemplo, ele as vezes tem uma boa leitura de jogadas, que o fazem ser capaz de antecipar o seu marcador e por vezes conseguir o roubo da bola. Outra boa característica é que sua altura (1.98 m) pode proporcionar uma vantagem na marcação de armadores menores. A marcação na NBA é bem diferente da NCAA, mas com essas características citadas, aliado a uma boa agilidade, podem deixar o jogo do Lonzo mais completo.

Porém nem tudo são flores na vida de Lonzo Ball, apesar de ser um talento transcendente e intrigante (???), ele tem vários defeitos, começando pelo seu arremesso bem esquisito, que pode ser chamado de arremesso de trivela. Abaixo vemos um exemplo do arremesso dele, a bola sai do lado da cabeça dele, em uma altura baixa e passível de uma fácil contestação pelo adversário. O mais incrível é que na NCAA esse arremesso foi muito efetivo, resta saber se na NBA aonde o jogo é mais rápido e mais físico ele vai conseguir ser bastante efetivo também.

Lonzo Ball Jumpshot
Arremesso de trivela

Outro problema bem destacado nele é a não utilização do arremesso de média distância, ele prefere arremessar de longe ou infiltrar, isso pode ser um reflexo do seu arremesso “esquisito” ou apenas preferiu não utilizar muito durante a temporada. O ponto é que na NBA esse tipo de arremesso é muito utilizado, que o diga DeMar DeRozan do Toronto Raptors, que não tem um arremesso de longa distância bom mas tem um ótimo arremesso de média e curta distância.

Não posso terminar o artigo sem falar um pouco sobre LaVar Ball. O pai do Lonzo é provavelmente a figura mais maluca desse draft, estranho dizer isso, mas é a verdade. Com diversas declarações polêmicas, um jeito debochado e em certos momentos engraçado, LaVar consegue atrair toda a mídia para ele, porém nem sempre de forma positiva. Resta saber como vai ser a convivência entre a franquia e o pai dele, devido a tudo que ele tem mostrado durante esse período pré-draft, talvez não seja uma convivência tão harmoniosa.

O fato é que Lonzo Ball tem mais qualidades que defeitos e é um legítimo top 3 do draft, além disso uma coisa que é questão de debate entre os analistas americanos é se ele pode ser escolhido na pick 1, ficando a frente do quase unânime primeira escolha Markelle Fultz.

Curiosidades:

  • Lonzo gosta muito de rap, tanto que até compõe algumas letras e posta videos dele cantando junto com os irmãos
  • Os outros dois irmãos de Lonzo já estão acertados para jogarem em UCLA quando forem para o college.
  • LaVar Ball recusou propostas de grandes fornecedoras de materiais esportivos e acabou criando uma marca própria para patrocinar Lonzo e os filhos.

Links Interessantes:

Lonzo Ball – UCLA Highlights 2017

0 Shares
Share
Tweet