Draft 2017 – Top 5 Power Forwards

Shares 0

Em meio as finais de conferencia existe um outro evento muito importante acontecendo na NBA, é o processo do DRAFT. Para os times que não participaram dos playoffs esse é o principal assunto do momento, é no draft que os times podem escolher seu novo franchise player, ou então utilizar uma boa posição para poder fazer trocas e melhorar o time.

Resumindo, o draft é uma parte essencial para NBA, é dele que vem a maioria do jogadores impactantes da liga atualmente, como por exemplo, Lebron James, Kyrie Irving, Stephen Curry, Kawhi Leonard, entre outros. Nem sempre os jogadores escolhidos nas primeiras posições são os melhores, por exemplo, o “capeta em forma de guri” Isaiah Thomas foi escolhido na 60ª posição (última posição) em seu draft e hoje é o maior destaque do Boston Celtics.

Aqui vamos listar os 5 (ou quase isso) principais jogadores de cada posição

Veja também:

Top 5 Point Guards
Top 5 Shooting Guards
Top 5 Small Forwards
Top 5 Centers

Lauri Markkanen

Nascimento: 22 de Maio de 1997 – Vantaa, Finlândia.
Altura: 2.13 m (7’0.0”)
Peso: 102 kg (225 lbs)
Time: Arizona Wildcats
Experiência: Freshman – 1 ano

lauri-markkanen-arizona-1300-story-top

Líder do belo time de Arizona, o finlandês foi um dos grandes destaques da PAC-12, apesar de ter deixado um pouco a desejar no March Madness. Dono de uma agilidade incrível (considerando o seu tamanho), é um stretch 4 de qualidade com uma bela mecânica de arremesso, é um dos melhores 7-foot shooter da história do college (alguns scouts americanos o colocam até como o melhor shooter da classe).

Embora ofensivamente mostre muitas qualidades, sua deficiência defensiva (apenas 19 tocos e 15 roubos em 37 jogos) e sua falta de atleticismo poderão ser um problema na NBA, pelo menos no início.

No geral, é um jogador bem interessante (particularmente um dos meus favoritos) e certamente será uma pick de loteria, provavelmente top 10. Dependendo da equipe que cair pode se tornar o novo Dirk (não vai), ou apenas um Channing Frye da vida. Mas a previsão mais segura é que ele se torne ao menos um role-player/6th man de qualidade, nível Ryan Anderson. O ideal para ele seria ir para Dallas receber a tutela de Dirk Nowitzki (um dos melhores PF da história), além de poder fazer dupla de garrafão com Nerlens Noel, que é um belo protetor de aro.

Captura de tela 2017-05-12 11.31.28

John Collins

Nascimento: 23 de Setembro de 1997 – Florida, EUA
Altura: 2.08 m (6’10.0”)
Peso: 102 kg (225 lbs)
Time: Wake Forest Demon Deacons
Experiência: Sophomore – 2 anos

14114_john_collins_acct_v_vatf.JPG

Apesar de Sophomore, é mais novo (19.6 anos) do que muitos Freshmen. Seu primeiro ano na faculdade não foi de muito sucesso, foi inclusive, reserva a maior parte da temporada. Já no ano seguinte, chegou voando, anotando diversos double-doubles e liderando a NCAA em PER (player efficiency rating), com isso, subiu como foguete nos mocks.

John Collins é um jogador rápido, com boa explosão e uma boa habilidade para pegar rebotes, principalmente ofensivos (3.8 de média). Possui grande potencial no pick and roll e em jogadas de post. Seu mid range é confiável e não decepciona nos lances livres.

Sua habilidade defensiva é questionável, as vezes força demais algumas jogadas e comete turn overs desnecessários. Mas com certeza se trata de um belo prospecto, com alguma chance de sair na loteria.

Captura de tela 2017-05-12 14.00.42

Isaiah Hartenstein

Nascimento: 05 de Maio de 1998 – Oregon, EUA.
Altura: 2.13 m (7’0.0”)
Peso: 102 kg (225 lbs)
Time: Zalgiris (Lituânia)
Experiência: Internacional

C4evivGW8AAIYHu.jpg

Nasceu nos EUA, se mudou ainda criança para Alemanha (país o qual defende as cores) e atualmente joga na Lituânia. No mundial sub-18 foi muito bem, com quase double-double de média levou a Alemanha ao 4º lugar na competição e foi escolhido para o time ideal do torneio.

Seus pontos positivos ficam por conta da bela envergadura e de um bom atleticismo. Sabe pontuar bem no post, se posiciona muito bem em quadra e tem uma variedade interessante de movimentos para ambas as mãos.

Ainda é muito cru e vai levar um tempo para se adaptar ao jogo da NBA. Dificilmente será um pick de loteria, mas com certeza sairá na primeira rodada.

Captura de tela 2017-05-12 15.30.31

Ivan Rabb

Nascimento: 04 de Fevereiro de 1997 – Califórnia, EUA
Altura: 2.08 m (6’10.0”)
Peso: 98 kg (215 lbs)
Time: California Golden Bears
Experiência: Sophomore – 2 anos

Rabb Oregon State.jpg

Rabb é um jogador rápido e com boa impulsão, tem a capacidade de defender o perímetro sem comprometer. Faz um bom trabalho no post e tem uma boa compreensão de jogo. Aparentemente pode ter um chute de média/longa distância consistente, mas na NCAA não utilizou muito esses recursos.

Tem potencial pra ser um bom protetor de aro e pegador de rebotes, mas ainda precisa ganhar força, pois é pequeno comparado aos outros jogadores da posição. Sua evolução de Freshman para Sophomore não foi muito animadora, mas ainda assim é esperado que saia entre as posições 15-30.

Captura de tela 2017-05-12 14.45.01

TJ Leaf

Nascimento: 30 de Abril de 1997 – Tel Aviv, Israel
Altura: 2.08 m (6’10.0”)
Peso: 100 kg (220 lbs)
Time: UCLA Bruins
Experiência: Freshman – 1 ano

TJ_Leaf_00.jpg

Lonzo Ball foi o grande destaque de UCLA, mas Leaf não deixou nada a desejar. Nos corredores da faculdade é o típico esteriótipo do estudante nerd de engenharia, mas dentro das quadras ele se transforma e impressiona a todos com o seu belo basquete.

Seu jogo é bem versátil, é um shooter regular e sabe facilitar o jogo de seus companheiros com um alto QI de basquete. Não é muito atlético e não é um defensor de elite, mas compensa essas deficiências com um bom posicionamento. Tem tudo pra ser um bom role-player.

Captura de tela 2017-05-12 15.22.17.png


Menções honrosas

Harry Giles III (Freshman) – Duke Blue Devils

Chegou do High School cotado pra pick top 3, infelizmente as lesões vieram e seus minutos ficaram bem reduzidos. Deu lapsos do que pode fazer, mas não  conseguiu demonstrar o seu potencial. É uma bela aposta pra times que podem esperar o desenvolvimento do jogador.

Estatísticas: 3.9 ppg, 3.8 rpg, 0.3 apg, 11.5 mpg

Jordan Bell (Junior) – Oregon Ducks

Um dos grandes destaques defensivos do ano, Bell possui um grande atleticismo e um bom passe. Estava passando imperceptível por uns, mas no March Madness começou a aparecer, sendo o grande responsável por levar os Ducks ao final four, eliminando o fortíssimo Kansas. Lá, se destacou não somente defensivamente, mas contribuiu também com bons passes e um mid range regular.

Estatísticas: 11.0 ppg, 8.7 rpg, 1.9 apg, 29.1 mpg

Caleb Swanigan (Sophomore) – Purdue Boilermakers

O rei dos double-doubles é um monstro fisicamente, possui um chute consistente de longa distância e não decepciona nos lances livres. Seu grande problema é a defesa, ele se move como uma árvore. Precisa dar sorte de cair no time certo.

Estatísticas: 18.5 ppg, 12.5 rpg, 3.0 apg, 32.5 mpg


*Todas as estatísticas foram retiradas do site draftexpress.com

0 Shares
Share
Tweet