Draft 2017 – Top 5 Point Guards

Shares 0

Jiraya na área!

Em meio as finais de conferencia existe um outro evento muito importante acontecendo na NBA, é o processo do DRAFT. Para os times que não participaram dos playoffs esse é o principal assunto do momento, é no draft que os times podem escolher seu novo franchise player, ou então utilizar uma boa posição para poder fazer trocas e melhorar o time.

Resumindo, o draft é uma parte essencial para NBA, é dele que vem a maioria do jogadores impactantes da liga atualmente, como por exemplo, Lebron James, Kyrie Irving, Stephen Curry, Kawhi Leonard, entre outros. Nem sempre os jogadores escolhidos nas primeiras posições são os melhores, por exemplo, o “capeta em forma de guri” Isaiah Thomas foi escolhido na 60ª posição (última posição) em seu draft e hoje é o maior destaque do Boston Celtics.

Para começar vamos listar os 5 principais armadores disponíveis nessa classe, e mais alguns que merecem destaque. Nos próximos dias também vamos listar os principais jogadores das outras posições.

Veja também:

Top 5 Shooting Guards
Top 5 Small Forwards
Top 5 Power Forwards
Top 5 Centers


Markelle Fultz

Nascimento: 29 de Maio de 1998 – Upper Marlboro, Maryland
Altura: 1.93 m (6’4)
Peso: 88Kg (195lbs)
Time: Washington Huskies
Experiência: Freshman – 1 ano

MarkelleFultz

Makelle Fultz é indiscutivelmente o melhor jogador desse draft, porém isso não foi o suficiente para  levar o péssimo time do Washington Huskies para March Madness. Fultz será a primeira escolha desse draft, caso isso não acontece será uma enorme surpresa e provavelmente o GM que não fizer essa escolha terá que dar boas explicações.

Com um estilo de jogo diferenciado, Fultz pode tanto organizar o time com bons passes e boa movimentação, quanto chamar o jogo para uma isolation e partir para cima do seu marcador, e como muitas vezes aconteceu no college vários arremessos dele são totalmente contestados e mesmo assim ele consegue marcar (lembra um pouco o James Harden nesse quesito).

Graças ao seu ótimo arremesso e uma boa condição física ele consegue variar bem seu estilo de jogo. Defensivamente, apesar de não se destacar tanto no college, ele tem um ótimo potencial e muitas vezes “pregou” seus marcadores com ótimos tocos.

fultzstats

Lonzo Ball

Nascimento: 27 de Outubro de 1997 – Anaheim, California
Altura: 1.98 m (6’6)
Peso: 86Kg (190lbs)
Time: UCLA Bruins
Experiência: Freshman – 1 ano

lonzo-ball

Lonzo Ball, ou apenas Lonzinho, é o maior destaque de UCLA, dono de um estilo de jogo fora do comum, que combina muita velocidade, passes rápidos, e uma ótima visão de quadra,  ele conseguiu elevar o patamar do time de UCLA que nos últimos anos amargaram campanhas abaixo da média da universidade.

Esse é o  prospecto mais controverso da classe, ou você ama ou odeia, muito desse “ódio” vem por causa de seu pai excêntrico. Lonzo é um potencial top 3 do draft, seria uma surpresa ele não ser escolhido entre os 3 primeiros. Apesar de ser muito bom não conseguiu levar UCLA muito longe no March Madness, caindo para a forte equipe de Kentucky.

O menino Ball tem um estilo de jogo meio “showtime”, ele combina um jogo de transição rápida e passes diferenciados para deixar seus companheiros na melhor posição para finalizar a jogada. Um ponto de seu jogo que é muito criticado é o seu arremesso um tanto quanto esquisito, ele arremessa meio de lado (trivela hehe),  porém mesmo assim consegue ter um bom aproveitamento em arremessos de 3 pontos.

Defensivamente é muito ativo, tendo um potencial para melhora muito grande, isso deve-se ao seu tamanho que é alto para um point guard, dessa maneira consegue marcar até jogadores maiores e no ataque pode conseguir levar vantagem contra armadores menores.

lonzostats

De’Aaron Fox

Nascimento: 20 de Dezembro de 1997 – New Orleans, Louisiana
Altura: 1.93 m (6’4)
Peso: 78Kg (171lbs)
Time: Kentucky Wildcats
Experiência: Freshman – 1 ano

 

Arkansas v Kentucky

De’Aaron Fox, esse é meu jogador preferido desse draft (junto com Jason Tatum). Fox, junto com o shooting guard Malik Monk, foi um dos principais responsáveis por carregar Kentucky nesta temporada, ele conseguiu levar o time até o Elite Eight, quando foram eliminados pelo time campeão da NCAA, North Carolina.

Fox joga muito parecido com o John Wall, que foi outro armador de Kentucky nos seus tempos de college, ele consegue utilizar sua velocidade para fazer infiltrações, puxar contra-ataques e confundir a defesa adversária. Além de tudo, o menino raposa é um marcador chato, defende como se estivesse ligado no 220v, utilizando muito bem sua sua velocidade consegue impor muitas dificuldades nos jogadores adversários.

Precisa treinar, e muito, seu arremesso do perímetro, não que sua mecânica seja ruim, mas seu aproveitamento é péssimo e em uma NBA cada vez mais dos combo guards, um armador sem arremesso confiável pode acabar ficando de lado na equipe em que estiver.

Ele está cotado para sair no top 5 do draft, porém pode pintar uma surpresa e sair entre os 3 primeiros dependendo de qual time estiver em 3º. O Fox é um dos melhores jogadores desse draft, mesmo tendo que melhorar em alguns aspectos como o arremesso de perímetro, em sua primeira temporada ele seria útil em vários times, como por exemplo o Knicks.

Foxstats

Dennis Smith Jr.

Nascimento: 25 de Novembro de 1997 – Fayetteville, North Carolina
Altura: 1.91 m (6’3)
Peso: 88Kg (195lbs)
Time: NC State Wildcats
Experiência: Freshman – 1 ano

 

Dennis-Smith-Jr

Um dos jogadores mais explosivos da classe, lembra um pouco o estilo do Derrick Rose ou Damian Lillard. Assim como Makelle Fultz, Smith Jr. foi para um time bem ruim, e não conseguiu levar esse time para o torneio da NCAA. Para completar, o seu time viveu problemas fora da quadra, com o técnico sendo ameaçado de demissão durante a temporada.

Smith Jr é um bom organizador de jogo, tem um ótimo arremesso e com um atleticismo acima da média consegue grandes infiltrações e jogadas bem plásticas. Seu jogo ficou um pouco limitado devido ao péssimo time de NC State, normalmente os times adversários dobravam a marcação nele e como nenhum outro jogador do time tinha capacidade semelhante do Smith em organizar as jogadas, o time era facilmente neutralizado pelo adversário.Sua defesa é ok, tem potencial pra melhorar por ser muito atlético, porém não mostrou tudo isso durante seus jogos, apenas lampejos do seu potencial para defender.

Pelo potencial que demonstrou durante a temporada na NCAA, Smith Jr. tem tudo para ser um jogador diferenciado na NBA, ele consegue combinar seu atleticismo com um bom QI de basquete, tornando-o um perigo para defesas adversárias. Ele está cotado para o top 10 desse draft.

SmithJrstats

Frank Ntilikina

Nascimento: 28 de Julho de 1998 – Ixelles, Bélgica
Altura: 1.96 m (6’5)
Peso: 70Kg (170lbs)
Time: SIG Strasbourg, França
Experiência: joga profissionalmente na Europa

 

frank

O belga naturalizado francês é um dos prospectos mais intrigantes desse draft. Depois de fazer um estupendo mundial sub-18 pela França, no qual foi campeão e MVP, os olhos dos scouts da NBA brilharam para o garoto. Mesmo com poucos vídeos, existem muitas informações acerca do Ntilikina (Nee-lee-KEE-nah) dadas pelos scouts, e a maioria dessas informações são animadoras para quem deseja um point guard nesse draft.

Ntilikina é um bom defensor, segundo os scouts é o melhor defensor entre os point guards, ele utiliza seus braços longos para cortar linha de passe e roubar bolas, além disso tem uma boa altura podendo levar vantagem contra o armador adversário.

Ofensivamente tem um bom jogo de PnR, o qual é bastante elogiado pelos scouts que dizem que ele é capaz de fazer leituras complexas nesse tipo de jogada e encontrar a melhor opção para finalizá-la. Seu arremesso é consistente, por exemplo, no mundial sub-18 ele teve 17-29 nos arremessos de 3 pontos.

Como todo jogador europeu que vem para NBA, vai ter a fase de adaptação e nem todos conseguem se adaptar ao jogo rápido e extremamente físico da liga, esse é um ponto que o deixa atrás dos demais citados nesse artigo, porém como ainda é bem novo ele pode se adaptar muito bem na NBA, deixando o time que o escolheu com um ótimo jogador em mãos. Está cotado para sair na loteria, e em alguns mocks está no top 10 do draft.

frankstats


Menções honrosas

Jawun Evans (sophomore) – Oklahoma St.

Evans fez uma boa temporada ajudando o time a chegar ao March Madness, porém foi eliminado na primeira rodada. É um bom armador, organiza bem o time e pontua bem também, está cotado para o final da primeira rodada ou começo da segunda.

Frank Mason III (senior) – Kansas Jayhawks

Mason III foi eleito o melhor jogador da NCAA na última temporada, liderou um dos melhores times da NCAA. Com um jogo bastante agressivo e um bom arremesso de perímetro ele causa muitos problemas a defesa adversária marcando muitos pontos ou distribuindo as jogadas.

Frank Jackson (freshman) – Duke Blue Devils

Jackson é um armador com um bom potencial, tornou-se titular depois de alguns jogos da temporada, porém é visível que ainda está bem cru para jogar na NBA. Está cotado para sair na segunda rodada do draft.

 

top5_pg
Gráfico comparativo dos point guards da lista

*Todas as estatísticas foram retiradas do site draftexpress.com

0 Shares
Share
Tweet